AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 
  SORTELHA

 

sortelhaLocaliza-se num cabeço granítico inacessível pela vertente sul. Integra o núcleo urbano da Aldeia Histórica cercada pela linha muralhada. O castelo ocupa o local mais elevado no cimo de um penhasco isolado.

Em 1228 teve carta de foral ( D. Sancho II ) sendo essa a data provável da edificação do castelo. Em 1510, o foral foi renovado por D. Manuel e, em 1527, foi elevado a cabeça de condado por D. João III a favor de Luís da Silveira, Guarda-mor do rei.

Este é um castelo de montanha, românico-gótico com intervenção manuelina. O perímetro urbano é de traçado ovalado irregular. A Cidadela está situada no lado exterior da cerca com a Torre de Menagem de planta quadrada no centro do recinto.

O perímetro urbano muralhado possui quatro portas.

A Porta da Vila ( ou do Concelho ), a Este, em arco quebrado e coberta com abóbada concordante.

A Porta Nova, no lado oposto ( ou Porta Nova da Vila ) com arco pleno e abóbada de berço.

A Porta Falsa, a Noroeste em arco quebrado.

Outra Porta Falsa, a Sul, junto ao castelo com arcos no exterior e no interior.

A Noroeste localiza-se a Torre do Facho perto da Porta Falsa. É uma Torre de planta quadrada e, junto à Porta da Vila, encontra-se um torreão de vigia de planta circular e coroamento cónico. A Torre de Menagem, no centro da Cidadela, tem planta quadrada e um piso.

Cronologia: Época de construção século XIII (conjectural) / XVI.

Época pré-romana, provável existência de castro, depois romanizado; 1228 provável edificação do castelo; século XIII beneficiação ou reconstrução do Castelo por D. Dinis; século XIV intervenção nas estruturas defensivas por iniciativa de D. Fernando; 1510 renovação do Castelo por D. Manuel; 1640 notícia da adaptação parcial das estruturas defensivas às novas técnicas militares; entaipamento da denominada Porta Falsa a Nordeste; dentro do Castelo existiu uma prisão.

Arquitectura e Arte: O perímetro urbano muralhado apresenta um traçado ovalado irregular, marcado pela linha contínua da cerca, incrustada em afloramentos rochosos e desprovida de merlões. Este recinto possui quatro portas. A Porta da Vila ou Porta do Concelho, orientada a Este, em arco quebrado e coberta com abóbada concordante. No lado oposto, a Porta Nova ou porta Nova da vila, mostra um arco pleno e uma abóbada de berço, exibindo ainda as medidas padrão da vara e do côvado. Existe depois uma denominada Porta Falsa no lado Nordeste, em arco quebrado. Conta-se ainda uma outra Porta Falsa, Junto ao Castelo (zona Sul), destacando-se pela presença do arco ultrapassado no lado exterior e arco pleno no lado interior. O perímetro defensivo urbano integra a Torre do Facho, localizada a Nordeste, muito perto da Porta Falsa. Trata-se de uma torre de planta quadrada, com embasamento escalonado e desprovida de vãos. No cunhal Sudeste, junto à Porta da Vila, eleva-se sobre o adarve um pequeno torreão ou vigia, de planta circular e coroamento cónico. O Castelo (ou cidadela) encontra-se situado a Sudeste, interrompendo a cerca urbana e desenvolvendo-se para o seu lado exterior. Apresenta, igualmente, um traçado ovalado muito irregular e o adarve possui remate biselado com seteiras cruciformes. A este nível, integra, no ângulo Sudeste, um pequeno compartimento. Inclui dias portas, a Porta do Castelo, voltada a Nordeste e em arco pleno, é encimada por balcão com mata-cães (conhecido como Varanda de Pilatos) ao lado do qual se observam as armas reais com as esferas armilares. A Porta Falsa do Castelo encontra-se virada a Sul e tem o lintel recto com umbrais oblíquos. A Torre de Menagem, implantada ao centro da cidadela, tem planta quadrada e um só piso. Mostrando um embasamento escalonado, conta apenas uma abertura a Sul, uma porta de lintel recto com umbrais oblíquos encimada por arco de descarga de volta perfeita, assim como três seteiras nos restantes alçados. É rematada por merlões rectangulares com coroamento piramidal. No interior do Castelo conserva-se uma cisterna.   

Propriedade: Pública: estatal

Caracterização geral da área e densidade populacional: A freguesia de Sortelha está situada num ponto elevado, a 760 metros de altitude e pertence ao  Concelho de Sabugal , um dos 14 Concelhos do Distrito da Guarda. A freguesia possui 800 habitantes, cujas principais actividades económicas são a agricultura, a pastorícia, a industria hoteleira, a industria de tapeçaria, a construção civil, as termas, o comércio e os serviços.

Sortelha é uma das mais antigas povoações do nosso País. Actualmente é uma das mais bem conservadas Aldeias Históricas da Beira Interior.

Aqui de identifica um amplo leque de ofertas de riqueza natural, termal e patrimonial, marcos de presença de várias culturas e civilizações. Em cada aldeia poderá ainda admirar e identificar vestígios intactos da arquitectura popular, caracterizada pela simplicidade e rudeza da linguagem, utilizando os materiais locais - granito e xisto. Pequenas casas, de piso térreo, onde destacam os balcões alpendrados.

Acessos: Para quem vem do Sul, por Penamacor – a E.N.233; para quem vem do Norte pela Guarda – a E.N.233 e para quem vem de Leste, de Espanha – a E.N.233-3. Internamente a freguesia está servida de uma boa rede de estradas municipais.

 

 

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads