AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 
Sortelha é essencialmente uma aldeia medieval: as pesquisas arqueológicas realizadas durante os trabalhos no âmbito do Programa das Aldeias Históricas vieram pôr a descoberto inúmeras sepulturas antropomórficas localizadas, sobretudo, em volta da igreja Matriz.
A construção das muralhas da povoação é, por tradição historiográfica, atribuída de D. Sancho I. Estas erguem-se em forma circular, fazendo corpo com enormes penedos.
No termo do antigo concelho de Sortelha conhecem-se vestígios da presença romana, como demonstra a Viam Veterum, desde a Porta Poente até ao chafariz da Azenha.
No Brasão de Armas da antiga vila desenha-se um castelo e um anel. Deste último símbolo afigura-se ter nascido a toponímia de Sortelha. Sortija, Sortilia ou Sorteia são designações castelhanas para um jogo antigo de cavaleiros que consistia em enfiar a ponta de uma lança num anel de pedrarias que teria um elevado valor simbólico.
Correspondendo à necessidade de defesa da linha de fronteira, então definida pelo rio Côa, D. Sancho II terá mandado fazer a primeira reedificação do castelo, concedendo foral à vila em 1228, que renova em 1238. Tendo como objectivos proteger o núcleo familiar e fomentar o interesse pela propriedade rústica, aquele foral iria atrair populações minhotas, da região de Valença.
Em 1297, com assinatura do tratado de Alcanizes, a fronteira avançou para nascente. O castelo perdeu então gradualmente a sua importância militar, embora tenha recebido obras de beneficiação nos reinados de D. Dinis - que em 1296 confirmou o foral anterior - e de D. Fernando, bem como no reinado de D. Manuel I, em que é concedido Foral Novo, em 1510, altura da implantação do actual Pelourinho.
Em 1640 o castelo foi, de novo, requalificado, devido à Guerra da Restauração.
Data de 1853 a primeira escola primária.
Em 1855 Sortelha deixou de ser sede de concelho, tendo cedido poderes ao concelho do Sabugal. Ficou então como sede de freguesia, dependente da Comarca e Bispado da Guarda (até então permanecera ao Bispado de Castelo Branco).
Reabilitação física do conjunto edificado, reforçando a dimensão museológica de Sortelha, factor de atracção turística e cultural.
Reabilitação e revitalização do tecido sócio-económico de modo a favorecer a fixação da população, através do incremento da oferta turística e da actividades ligadas às artes e ofícios tradicionais, nomeadamente tapeçaria, escultura e cestaria que, nos últimos anos, têm conhecido um incremento por vontade e determinação dos residentes na povoação.

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads