AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 
Castro da Curalha / Castelo

O povoado é rodeado por três linhas de muralhas, definindo um recinto de contorno elipsoidal, sendo o sistema defensivo reforçado, de NE a N. - NE, por um campo de pedras fincadas. A 1ª e 2ª linha de muralha circundam o povoado, estando bastante próximas entre si, enquanto que a 3ª linha só está testemunhada a NO num lanço com c. de 10 m de extensão. A 1ª muralha, que atinge uma espessura de c. de 5 m, apresenta três portas, a N., E. e SO, tendo sido detectadas cinco rampas de acesso, enquanto que a 2ª muralha apresenta uma única entrada a N. - NE. A estrutura interna apresenta, na zona escavada, uma fiada de construções rectangulares adossadas à muralha, com a parede divisória comum, possuindo uma abertura para um arruamento, que partindo da porta E. bifurca para cada um dos lados desta, acompanhando o contorno da muralha. Este caminho, calcetado por lajes de granito, segue, para além das direcções referidas, para O., circundando, aparentemente, o maciço rochoso que coroa a estação, no qual existem vestígios de uma construção circular, que o aproveita para assentamento do alicerce. Em situação idêntica, embora a cota inferior, identificou-se outra construção, desta feita de planta rectangular. Um outro conjunto de casas, existentes na parte central do recinto, apresentam igualmente um formato rectangular com parede divisória comum, estando perfeitamente alinhadas e com porta para o mesmo lado, o que faz supôr a existência de um arruamento que as serviria.

Utilização Inicial
Militar e residencial

Cronologia
Antiguidade - Construção do povoado; Idade Média - continuação da ocupação.

Tipologia
Povoado fortificado romano e alti-medieval, de planta elipsoidal, circundado por três linhas de muralhas reforçadas de NE a N. por um campo de pedras fincadas.

Características Particulares
Campo de pedras fincadas; rampas de acesso adossadas à muralha.

Dados Técnicos
Paredes autoportantes; muralhas construídas com silhares assentes em seco, em aparelho poligonal e irregular, constituídas por dois paramentos paralelos preenchidos interiormente com pedra miúda; paredes das construções em dois paramentos.

Materiais
Muralhas e construções em granito; cobertura de construções com tegula e imbrex; arruamentos pavimentados com lajes graníticas; rampas de acesso às muralhas construídas com blocos de granito.

 

Inventário do Património Arquitectónico 

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads