AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 
 

Castelo/ Fortaleza de Abrantes

Castelo de Abrantes
Mandado construir por D. Afonso Henriques no século XII para defesa da linha do Tejo, manteve a sua importância estratégica ao longo de toda a nossa história.
Notável é a sua Torre de Menagem de onde se avista uma rara panorâmica de 360º sobre o Ribatejo, Alentejo e a Beira.
O Castelo/Fortaleza de Abrantes reabriu as portas ao público no dia 18 de Maio de 2004 depois de 17 meses de encerramento, durante os quais decorreram obras de beneficiação.
Imóvel de Interesse Público tem patente no interior do Castelo, três exposições: : “A Cerâmica: Um Olhar no Tempo”, no coro da Igreja de Santa Maria do Castelo (Monumento Nacional), “A Pedra: Fragmentos” e “As Necrópoles Visigóticas de Abrantes”, no Palácio do Governador, nas salas 1 e 2 respectivamente.

CASTELO/FORTALEZA DE ABRANTES

Localização Administrativa: 

  • Distrito de Santarém
  • Região de Turismo dos Templários
  • Concelho de Abrantes
  • Freguesia de São Vicente

                                                                           Exterior do Castelo

Património/Classificação: Imóvel de interesse público

Caracterização: O Castelo domina a povoação e seus arredores, do seu ponto mais elevado (197 m. de altura), assenta, em parte, em afloramentos rochosos; os baluartes implantam-se em redor da povoação, a meia encosta. é um castelo de planta poligonal muito irregular, de faces predominantemente rectas.

Densidade Populacional: Cerca de 50 mil habitantes

Propriedade: Pública: Estatal

Distância para as Grandes Cidades: Abrantes encontra-se no centro das grandes acessibilidades nacionais, através do IP6 que nos dá ligação à A1(Auto - Estrada do Norte)                      

Entrada: Livre todos os dias

Utilização Actual: Marco Histórico - Cultural 

Contactos: Posto de Turismo                                                           Largo 1º de Maio                                                                              2200 Abrantes                                                                                       Telef.: 241 379 130

Alojamento:

  • Estalagem Vale Manso*****                  Vale dos Chões-Martinchel                   2200- Abrantes                                       Telef.:241840000                                                                           

                                                                        Porta lateral do Castelo

  • Hotel Turismo de Abrantes   ***                                             Largo de Santo António                                                          2200 Abrantes                                                                         Telef.: 241 361 261

Gastronomia: 

  • Restaurante Vera Cruz                                                              Av. António A. S. Martins                                                        Rossio ao Sul do Tejo                                                            Telef: 241 333 250                                                             *Encerra à Segunda - Feira
  • Restaurante Grelha Nova                                                           Rua Monteiro de Lima, 44  Abrantes                                              Telef:241365539                                                                   *Encerra ao Sábado   

Pratos Típicos:                                               

  • Bacalhau com Migas
  • Tibornas                                                   
  • Palha de Abrantes                                         Castelo de Abrantes

História:

No ano de 1148 o Castelo de Abrantes foi ocupado pelas forças Católicas de D. Afonso Henriques. Mais tarde, em 1250, são realizadas obras, a mando de D. Afonso III. No entanto só entre 1300 e 1303 foi remodelada a torre de menagem sob instrução de D. Dinis.

Foi no ano de 1704 que Abrantes viu novamente reconhecida a sua relevância estratégico - militar, sendo considerada como chave da Província da Estremadura.

Entre o fim da década de 60 e o início da década de 70, já neste século, o Estado mandou proceder a obras nas muralhas do Castelo.

Na zona da Torre de Menagem, pode ser desfrutada uma belíssima vista panorâmica.

Bibliografia:

Almeida, João de, Roteiro dos Monumentos Militares Portugueses, Lisboa, 1946

Campos, Eduardo, Notas Históricas sobre a Fundação de Abrantes, 1984

   
A primeira referência documental da sua existência remonta a Setembro de 1173, aquando da sua doação à Ordem de São Tiago.
No período compreendido entre 1248 e 1279, o concelho pede autorização a D. Afonso para executar obras de reparação e reconversão do Castelo.
Nos anos de 1432 e 1433, durante o reinado de D. Duarte, Diogo Fernandes de Almeida, Alcaide-Mor de Abrantes edifica a sua casa de habitação no Castelo.


Mais tarde, no ano de 1663, D. Afonso VI, com receio de uma invasão castelhana, mandou examinar a situação estratégica de Abrantes e proceder ao levantamento da mesma com o fim de a fortificar.
Foi no ano de 1704 que Abrantes viu novamente reconhecida a sua relevância estratégico-militar, sendo considerada como chave da Província da Estremadura. D. Pedro II encarregou o Conde de Soure de proceder aos trabalhos de fortificação da Vila.
No reinado de D. João V, foi concedido a D. Rodrigo Anes de Sá Almeida e Meneses o domínio da vila e o título de Marquês de Abrantes. Este último procedeu à reconstrução da antiga casa dos condes de Abrantes (Almeida), da qual restam ainda hoje as ruínas.
Entre o fim da década de 60 e o início da década de 70, já neste século, o Estado mandou proceder a obras nas Muralhas do Castelo.
Da zona da Torre de Menagem, pode ser disfrutada uma vista panorâmica num raio de 360º, considerada uma das belas paisagens de Portugal.

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads