AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 
CASTELO BRANCO
Castelo Branco assume relevante papel regional a partir do foral de Pedro Alvito ( século XIII ), mestre dos Templários, o sítio desenvolve duas importantes funções: a defesa e o ruralismo, realidades bem patenteadas num desenho dos inícios do século XVI. Atentando ao perfil do Burgo desenhado por Duarte d'Armas, compreende-se a evolução urbana da cidade, que teve como núcleo inicial a antiga alcáçova situada no cimo da elevação onde Castelo Branco terá nascido. À volta do castelo templário o povoado foi ganhando novos espaços, estendendo-se pela encosta leste em direcção ao sopé. Hoje desses tempos, conservam-se as ruas que trepam pelo encosta em direcção ao castelo, com os seus portados decorados, com os seus nomes recordando antigas profissões (Rua dos Peleteiros, dos Oleiros, dos Ferreiros), os pequenos espaços agrícolas (ainda hoje utilizados), o olival da encosta sul e ainda todas as características do pequeno mundo

Apesar de existirem vestígios datáveis da Pré e da Proto-história encontrados no Castelo de Castelo Branco, foi durante a Idade Média que se terá fundado a fortaleza templária.
Edificada pelos Templários, provavelmente entre 1214 e 1230, fechava um cerco de muralhas e torres. Admite-se que os seus limites tivessem sido mandados alargar por D. Dinis, mas ao certo, sabe-se apenas que foi D. Afonso IV(1343) que mandou erguer-lhe os muros. Através das gravuras do Livro das Fortalezas, de Duarte de Armas, podemos analisar Castelo Branco do séc. XVI como povoação-fortaleza, com ruas estreitas, apresentando edifícios com uma porta larga para arrumação do cavalo na loja e porta estreita para servir o andar onde se alojava o cavaleiro e a sua família.
No recinto desta fortaleza encontra-se a Igreja de Santa Maria do Castelo, antiga sede de freguesia. Era no seu adro que se reuniam a Assembleia do Homens-Bons e as autoridades monástico-militares, até ao séc. XIV. Esta foi a Igreja Matriz da freguesia de Stª Maria do Castelo, com diversas reconstruções. Ficou quase destruída com a invasão castelhana, após a revolução de 1640. Em 1704 foi de novo incendiada pelos castelhanos. Os soldados de Junot, por ocasião da primeira invasão francesa, deixaram esta igreja completamente em derrocada, tendo servido de cavalariça e depois incendiada. No seu pavimento encontram-se diversos túmulos. Entre eles destaca-se o de João Roíz de Castelo Branco, célebre poeta do séc. XVI, natural de Castelo Branco.
A entrada para o antigo terreiro da alcáçova fazia-se por um arco redondo, situado por detrás da dita Igreja. Depois de o passarmos, à esquerda, podemos reparar na cisterna primitiva. Em frente, encontra-se a vulgarmente denominada "Torre dos Templários", com janelas ornadas com elementos manuelinos e que não é mais do que um torreão anexo do Palácio dos Alcaides, cujas dependências se desenvolviam, por um lado, até à outra torre e para o interior do terreiro. O palácio tinha uma varanda alprendrada. A fortaleza que hoje existe deve-se a uma reconstrução incaracterística da Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais nos princípios dos anos 40.
Este monumento faz parte da nossa memória cultural, foi ele que deu o nome à actual cidade de Castelo Branco;

: camara@cm-castelobranco.pt

 ALOJAMENTO

QUE 

ONDE COMER

CIRCUITOS  A PERCORRER

 

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads