AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 
  BELMONTE

Num cabeço fortificado a 615 m de altitude, na Vila de Belmonte, situa-se aquele que é um dos mais simbólicos castelos portugueses. Aí terá nascido Pedro Álvares Cabral, descobridor do Brasil.

O castelo vigia o vale do rio Zêzere e encontra-se sobranceiro à Igreja de Santiago e às Capelas de Santo António e do Calvário.

A edificação deve-se a D. Sancho I, em 1199, data da carta de foral.

Em 1297 perde importância estratégica com o avanço da fronteira sequente ao Tratado de Alcañices. Em 1392, o Bispado de Coimbra permuta a vila de Belmonte pela de Arganil e o castelo reverte, pouco tempo depois, para a coroa, passando a alcaidaria para Luís Álvares Cabral.

Em 1466, a Vila e o castelo são doados a Fernão Cabral por D. Afonso V e a residência dos Cabrais é transferida para o interior do castelo. A construção do edifício junto à porta data dos sécs. XVII – XVIII.

A Torre de Menagem tem planta quadrada e encontra-se adossada à muralha.

A vila é sede de um dos mais pequenos concelhos da zona envolvente da Serra da Estrela, com apenas 133,24 Km². A toponímia, que deriva do nome latino belli-monte (montes da guerra), perpetua as tradições ligadas às antigas práticas militares dos povos desta zona montanhosa do interior, em particular a resistência das tribos lusitanas à ocupação romana nos primeiros séculos da nossa era. Nos finais do século XII foi construído o castelo de Belmonte que juntamente com os castelos de Sortelha e Vila de Touro, formaram até à assinatura do Tratado de Alcanices em 1297, a linha defensiva do Alto Côa, apoiada na retaguarda pela muralha natural da Serra da Estrela e pelo Vale do Zêzere.

 

O primeiro foral do concelho foi dado em 1199, renovado em 1510 pelo rei D. Manuel I, mas só em 1898 se constitui em definitivo como tal. Durante a Idade Média aqui prosperou uma forte nobreza terra-tenente que veio a apoiar no século XV os Descobrimentos com a participação de bens materiais e de homens. A mais importante família de Belmonte foi a dos Cabrais, à qual pertenceu Pedro Álvares Cabral que descobriu oficialmente o Brasil em 1500.

Devido ao isolamento e segurança que estas terras altaneiras proporcionavam, aqui se acolheram muitos judeus vindos de Castela no século XV, fugidos às perseguições da Inquisição, após o édito de expulsão de 1496. Assim, formou-se uma comunidade coesa que guardou até aos nossos dias as suas tradições ancestrais. Em 1989 foi oficialmente criada a comunidade judaica de Belmonte, cuja sinagoga "BET ELIAHU" foi inaugurada em 1997.

 ALOJAMENTO

 

BELMONTE

Hotel Residencial O PELICANO

 

 

 

QUE 

ONDE COMER
   

 

 
 

Hotel Residencial O PELICANO

ALFAIATES

CIRCUITOS  A PERCORRER
     

 

 

 

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads