AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 
 

  ALFAIATES

Situa-se em local planáltico delimitado por terreiro e com construções rústicas adossadas a dois alçados.

Teve provável origem no séc. XIII com concessão de Carta de Foros e Costumes por Afonso X de Leão e então designado por Castillo de la Luna.

Em 1297 passou a integrar o território português na sequência do Tratado de Alcañices. O foral foi renovado em 1515 por D. Manuel.

Aquando das Invasões Francesas ( 1811 ) o castelo desempenhou importante papel; em 1836 o estatuto concelhio foi extinto e, posteriormente, houve a sua transformação em cemitério com colocação de Cruz e pináculos no alçado principal.

A sua tipologia é românica-gótica de planta quadrada.

A arquitectura é militar, tendo a Cidadela dupla cintura de muralhas, encontrando-se a cintura interna parcialmente ruída.

Época pré-romana - hipotética existência de castro; Séc. 1 - provável existência da povoação, baseada na referência setecentista a lápide mencionando cidade reedificada pelo Imperador Augusto. Época árabe-origem do topónimo, derivado de "Al-Chait"; Séc. 13 - reedificação da povoação e castelo; concessão de Carta de Foros e Costumes por Afonso X de Leão, sendo designada por Castillo de la Luna; 1297 - integração em território português na sequência do Tratado de Alcanises; concessão de carta de foral e reconstrução do castelo por D. Dinis; 1515 - renovação do foral por D. Manuel, que terá mandado executar algumas obras no castelo, nomeadamente as fenestrações da torre de menagem; 1641 - inspecção do castelo pelo Engenheiro Jesuíta Cosmander; obras de beneficiação; construção de reduto no lado N.; projecto não executado de construção de uma fortaleza abaluartada; 1758 - referência nas "Memórias Paroquiais" à existência de revelins e de baluarte fronteiro à porta principal; Séc. 18 - pertencia aos Condes de Santiago (P. Leal), passando depois para a coroa; 1811 - impacto das invasões francesas, tendo o castelo desempenhado papel importante; 1836 - extinção do estatuto concelhio; posterior transformação do castelo em cemitério: colocação de cruz e pináculos no alçado principal.
Localização de Alfaiates no ConcelhoO nome da povoação tem dado azo às mais diversas interpretações sobre a sua origem. Em relação ao topónimo ‘Alfaiates’, apenas podemos adiantar a sua origem etimológica árabe, mas a povoação, segundo diz a lenda, originalmente chamava-se Castillo de La Luna.

A onde pernoitar:

www.alfaiates.juntafreguesia.com

 

 ALOJAMENTO

 

BELMONTE

Hotel Residencial O PELICANO

 

 

 

QUE 

ONDE COMER
   

 

 
 

Hotel Residencial O PELICANO

ALFAIATES

CIRCUITOS  A PERCORRER
     

 

 

 

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads