AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 
 
 LOULÉ

Do primitivo Castelo Almorávida/Almóada resta, praticamente intacta, a torre albarrãn em taipa (Torre da Vela) situada na antiga Rua da Corredora. Em 1249, D. Afonso III auxiliado por D. Paio Peres Correia, Cavaleiro e Mestre da Ordem de Santiago, conquista o Castelo de Loulé aos mouros fazendo a sua integração plena na Côroa Portuguesa, no momento em que concede o primeiro Foral à "Vila" em 1266. O segundo Foral foi aos mouros forros, em 1269, que tinham sido remetidos para o arrabalde a sul da "Porta de Faro", dando origem ao bairro da Mouraria no qual persistem, ainda hoje, ruelas estreitas e tortuosas e topónimos medievais como Rua da Mouraria e Rua dos Oleiros.


Torre Albarrãn em taipa
(Torre da Vela)

Ruela típica de mouraria
(Rua da Mouraria)

É interessante notar que este conjunto de factores de ordem militar político e religioso, associados à reconquista, acabaram por inverter aspectos ligados à psicologia da convivência social e alterar, de uma forma significativa, a fisionomia urbana. O interior das muralhas é o espaço urbano que permanece como núcleo político, religioso e habitacional mais importante, tendo sido enriquecido ainda, durante o reinado de D. Afonso III, com a construção da Igreja Matriz de S. Clemente, local onde se presume ter existido o culto anterior. Além da Mouraria, o arrabalde - onde avultavam ricas vinhas, figueiras, searas, pomares e hortas - foi, também, valorizado com a construção do Convento da Graça nos finais do séc. XIII princípios do séc. XIV.

 
 
 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads