AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 

 FARO

As muralhas que envolvem o mais antigo núcleo urbano, conhecido por Vila-Adentro, remontam ao século IX e devem-se à iniciativa de Ben Bekr, príncipe muçulmano de um pequeno reino local que se tornou independente do emirato de Córdova. Após a invasão almohada, no séc. XII, construíram-se duas torres albarrãs diante de uma das entradas principais, actualmente conhecida por Arco do Repouso.

Em 1596, as tropas inglesas do Conde de Essex saquearam e incendiaram a cidade, tendo danificado bastante as muralhas. As obras de restauro começaram de imediato, prolongando-se durante décadas. A cava que envolvia as muralhas não banhadas pelo canal, encontrava-se entupida em 1633 e foi necessário limpá-la de maneira a recolher a água do mar.

Depois da Restauração de 1640, como prevenção contra uma eventual invasão espanhola, houve que derrubar as ameias de algumas torres, para que se igualassem em altura com os muros das cortinas, ficando, assim, preparadas para receber as bocas de fogo. Em 1664, as obras estavam praticamente concluídas.

faro

O terramoto de 1755 danificou grande parte das muralhas, incluindo torres e baluartes e, nos finais do século XVIII, perdem importância como reduto militar. Com efeito, os avanços técnico-militares tornam-nos alvo fácil de artilharia instalada em Santo António do Alto.

Abandonadas pelas autoridades, ainda mantêm, em 1849, alguns equipamentos militares, mas, aos poucos, são ocupadas por particulares.

faro Integrado nas muralhas, o castelo constituía o último reduto da fortificação.

Tinha três portas, duas com ligação para o mar: a Porta do Mar e a Porta do Socorro e a terceira para a Vila-Adentro. Dos sucessivos restauros, destaca-se o que foi realizado a seguir a 1596, em que sofreu profundas alterações, pois foi adaptado à artilharia. Inclusivamente foi-lhe anexado um revelim.

 

 

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads