AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 
 
Em 1747, é lavrada em Tavira uma escritura de venda de uns terrenos situados na Freguesia da Conceição que «confrontam pelo Nascente com a Canada do Concelho e pelo sul com a «Praia das Cabanas da Armação dos Atuns» (ob. cit.). É sem dúvida a primeira referência a umas cabanas num documento oficial, sob o nome de «Cabanas da Armação», topónimo por que a aldeia ficou conhecida até há cerca de 50 anos. Mais à frente, no mesmo documento, surge uma nova alusão, agora sob o termo «Cabanas da Barra», uma vez que durante esse século, a barra de Tavira situava-se aproximadamente a leste da actual localização da aldeia, não esquecendo que foi junto a esse local que foi erigida a fortaleza de modo a proteger a barra de incursões da pirataria moura. (1)

Supõe-se, assim, portanto que as cabanas dos pescadores tenham sido erigidas naquele local graças à situação estratégica que ofereciam: por um lado, com as embarcações da armação ancoradas em plena ria, protegidas das investidas do mar, ficavam mais seguras, e, por outro lado, na sua localização, permitiam que não fossem necessárias as deslocações até Tavira, que então, devido à mudança da barra, se situava já bastante longe. Por outro lado, do local onde se situava, partia um caminho conhecido por "Canada" (2) , que passa junto à Igreja da Conceição, que então já existia, com a estrada de Tavira a Cacela (esta estrada coincide mais ou menos com o actual percurso da EN 125), o que permitia a comunicação terrestre com a cidade.

Notas

(1) Esta fortaleza, conhecida pelo nome de "São João da Barra" foi construída por volta de 1670, em frente do local aonde se situava então a Barra de Tavira.
 

 

 

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads