AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 
 

 REDONDO

PENEDO REDONDO que existiu no primitivo amuramento da vila medieval. A sua formação administrativa, pertence ao rei D. Afonso III, que lhe concedeu foral em 1250, duvidoso, na crença de alguns tratadistas, D. Dinis a fortificou e lhe outorgou carta foralenga de 1318, que el-rei D. Manuel, em 20-X-1517 ampliou com privilégios da LEITURA NOVA.

     Zona megalítica, como toda a região alto-alentejana foi, decerto, habitada desde épocas imemoriais, como o comprova o dolmen monumental da CANDIEIRA, constituído por lages xistosas e decorado de covinhas insculpidas, citadas pelo arqueólogo Cartailhac.

     Durante as guerras fernandinas contra Castela, sofreu crudelíssimo saque do corpo britânico do general Maao Borni, integrado nas forças auxiliares do Conde de Cambridge, Edmundo, o que provocou represálias do exército português.       

     Patrimonial da coroa, D. Manuel I a doou, no ano de 1500, ao celebre capitão de Arzila D. Vasco Coutinho, cujos descendentes, representados no 2.º ramo do condado, foram os nobilíssimos Sousas, senhores de Gouveia.

     O muro mediévico, disposto em planta elipsóide, comumente chamado CASTELO e obra dinisiana de 1319, tem duas portas torreadas: a do SOL ou da RAVESSA, e o POSTIGO DO RELÓGIO, ao ocidente, este conservando, também, o arco gótico, valorizado na época manuelina com o escudo de armas dos donatários, as cinco estrelas de oito raios dos Coutinhos. Sensivelmente coeva é a TORRE DE MENAGEM, no norte da fortaleza e de imponente altura, que teve início no reinado de D. Joao II com subsídios do Município de Évora e sofreu infeliz restauro na década de 1930.

     A primitiva alcaidaria, arruinada e de frestas ogivais de cantaria, subsiste no lanço meridional: comunicava, outrora, pelo adarve, ao campanil de correr (subsistente) e à Torreia do Relógio, de agulha piramidal, composta por sinos fundidos em Estremoz, no ano de l806.  

     Muito pitoresca, na vila velha, e a RUA DO CASTELO, de casario alvinitente decaio, chaminés de ressalto, portadas de ogiva e cunhais ornamentados.  

TÚLIO ESPANCA

http://municipio.cm-redondo.pt/concelho/historia/hist.html

 

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads