AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 
MOURA
Situado no coração do Centro Histórico, o Castelo deteve uma ocupação humana intensa desde a Idade do Ferro, sendo que a existência de três nascentes de água no seu interior bastante deverá ter contribuído para esta fixação populacional.

Durante o domínio muçulmano este local conheceu uma imponente fortificação islâmica, e foi palco de lutas renhidas entre cristãos e muçulmanos de que é testemunho a Lenda da Moura Salúquia. Definitivamente conquistada ao Islão em 1232, esta área foi alvo de disputas que envolveram também a soberania sobre terras do Algarve, que o Tratado de Alcanices pretendeu encerrar.

D. Dinis procedeu a substancial remodelação deste Castelo, em 1290, construindo a Torre de Menagem que sobressai na silhueta desta "Notável Vila de Moura". Mais tarde, o crescimento populacional alcançado no Século XVI obrigara á construção de uma nova cerca, mandada fazer pelo Infante D. Luís.

Castelo

No século XVII é a vez da Guerra da Restauração impelir a um reforço da fortificação que foi adaptada ao tipo abaluartado, do ponto de vista militar mais eficiente. Na sequência desta Guerra, o Duque de Ossuna, depois de invadir a Vila em 1707, mandou destruir o castelo, data em que foi parcialmente demolida a Torre de Salúquia.

O grande sismo de 1755, a perda das funções militares da Praça em 1805 e a exploração do salitre no recinto do castelo com o consequente desmantelamento dos muros, vieram acelerar o estado de ruína deste monumento.

 

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads