AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 
 
Mértola

Assente em estruturas muito antigas o Castelo de Mértola foi edificado já em época cristã, tendo ao longo da História sido alvo de muitas transformações e obras de recuperação. A Torre de Menagem construída em 1292 por ordem de Dom João Fernandes, Mestre da Ordem de Santiago, alberga um núcleo museológico e é um local privilegiado para observação da vila e do território envolvente.
Está classificado como monumento nacional desde 1943.

Mértola, a calma vila que se derrama por sobre um morro erguido à beira do Guadiana, junto da confluência deste rio com a ribeira de Oeiras, tem um remoto passado. Ao longo dos séculos e em circunstâncias que se desconhecem, o rude povoado pré-histórico foi-se tornando aglomerado humano cada vez mais progressivo, e por fim importante cidade, aquela Myrtilis à qual os Romanos conservaram o nome e deram novo alento, quando, nos primeiros séculos da era cristã, assentaram na Península o seu domínio e os benefícios da chamada paz romana. Uma via militar foi traçada a passar por junto da Myrtilis romanizada; e a cidade, já engrandecida com o título de Augusta, foi dotada de várias edificações, entre as quais uma ponte ou mais provavelmente um cais, de que restam alguns, derruídos pilares, cravados na margem do Guadiana.

         Os subsequentes domínios, sobretudo o visigotico até ao século VIII e o árabe a seguir, deram a Mértola novas características, que a descoberta de restos materiais tem denunciado; e ela continuava sendo povoação importante, quando, em 1238, no decurso das campanhas de D. Sancho II, se tornou portuguesa. Doada a Ordem de Santiago no ano seguinte, veio a receber em 1254 a categoria de vila e o seu primeiro foral, abrangido em 1512 pela reforma foraleira manuelina, quando já a vila fora objecto de novos melhoramentos materiais. mertola4.jpg (12022 bytes)

         Mértola foi desde cedo uma povoação fortificada, perdurando das suas defesas militares medievais restos ainda bem explícitos; e ao alto um dominador castelo, construído por importante torre de menagem, em cujos flancos se apoiam os topos da muralha casteleira provida de torres, e envolvendo a povoação uma cerca igualmente torreada que partilha daquela e a ela voltava após percurso alongado até a beira do rio.          A história dessas fortificações é suficientemente conhecida quanto aos tempos de posse portuguesa; porém relativamente aos longos séculos anteriores apenas pode entrever-se, ou até simplesmente imaginar-se. É de crer que os Romanos não deixariam de fortificar Mértola, dada a sua situação, e que de igual modo procederiam os conquistadores germânicos; clareiras de certeza só começam a patentear-se quanto aos tempos de domínio árabe-berbere, pois uma conquista militar como a de D. Sancho II pressupõe fortificações que no reinado desse monarca e nos dos seus imediatos sucessores decerto foram melhoradas. Com segurança sabe-se que no tempo de D. Dinis um pré-existente castelo foi restaurado, sendo edificada a torre de menagem, e que simultaneamente se encetou o muralhamento da vila, obras essas que prosseguiram subsequentemente, como documentação do tempo de D. Fernando testemunha. E foi à sombra desse castelo, ou mesmo já dos seus restos, que se desenrolou a vida histórica de Mértola, conscientemente portuguesa.

 

http://castelosdeportugal.no.sapo.pt/mertola.htm

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads