AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 

CASTELO DE VIDE

Segundo uma tradição, Castelo de Vide foi conquistada pelos Mouros no ano 1148 e foi propriedade de Gonzalo Mousinho e mais tarde de Pedro Annes, no ano de 1180. Castelo de Vide transforma-se em município no ano 1276, independizando-se da área municipal de Marvão da qual fazia parte desde 1226.

Em 1282 Dom Alfonso Sánchez cedeu a povoação à Coroa, depois de muitos litígios e discórdias entre éste e o monarca Dom Dinis. Com este rei, o perímetro das Muralhas foi ampliado e concedido à Coroa. O Amuralhamento acabou no ano 1237 por Dom Alfonso IV. "ERA SENHOR O MUITO NOBRE REI DOM ALFONSO DE PORTUGAL, FILHO DO MUITO NOBRE REI DOM DINIS", assim reza numa placa que há em cima da Porta da Vila.

No ano 1372 Dom Fernando cede a aldeia na sua área à Ordem de Cristo. No ano 1455 começam a estabelecer-se as colonias judias em Castelo de Vide. Quanto à reforma dos Foros, Dom Manuel concede o Novo Foro em 1512, e Dom Pedro II no século seguinte (1647), governando como principe regente, concedeu-lhe o título de Nobre Vila como recompensa pelos servicios emprestados à Coroa.

A sua situação geográfica faz que Castelo de Vide fosse cenário de muitas acções nas guerras de Portugal com a Espanha, especialmente no período de 1640 a 1711.

Este indicio de progresso leva o Azevedo Fortes a mandar construir em 1710 um Forte de São Roque, aproveitando uma elevação do terreno e manda cercar uma cidade com novas Muralhas, condicionando assim uma expansão urbana. Já nesta altura contava a cidade com quase 7000 habitantes.
 

Em 1836 é suprimido o município de Póvoa e Meadas que figura integrado no de Castelo de Vide.

No final do século XVIII, começa o período de decadência, devido ao conjunto de dois factores econômicos e a ocupação pelas tropas Franco-espanholas. No ano 1836 a população é estimada em 7036 habitantes.

Um novo período de ascenso econômico e social começa a perceber-se em meio do século XX, com um aumento do turismo nesta região. Pela primerira vez desde o meio do século XVIII, cresce o tecido habitacional, com a construção de vários bairros extramuros.

 

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads