AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 

ALTER DO CHÃO

História

Diz-se que Alter do Chão foi fundada no ano 204 a.C. quando estava povoada pelos romanos. Uma prova disso é a ponte romana de Vila Formosa, elevado com seis arcos ornamentados com olhos, para evitar as inundações. A ponte tem cerca de 9 metros de altura e 116 de comprimento, e devido à sua, até hoje não tem sofrido nenhuma reparação. Posteriormente, a vila seria destruida por ordem do imperador Adriano por se rebelar contra Roma.

No reinado de Dom Sancho II, em 1232, é outorgado pelo Bispo da Diócese da Guarda, Dom Vicente, o Primeiro Foro de Alter.

Mais tarde, em 1249, Dom Afonso III concedeu o foro, o qual foi renovado por Dom Dinis e Dom Pedro I, em 1359, ano no qual foi construido o castelo, recebendo um novo foro no ano de 1512 por Dom Manuel. Foi senhor da povoação o condestável Dom Nuno Álvarez Pereira por doação de Dom João I, figurando assim Alter incorporada à Casa de Bragança.

O seu famoso castelo, com cinco torres e portal gótico, foi construido em 1359, por Dom Pedro I. O seu aspecto austero contrasta com a colorida praça que surge aos seus pés, o Largo Doze Melhores de Alter, enfeitado com flores.

A vila possui belas casas dos séculos XVI e XVII (como o elegante palácio do Álamo que agora alberga o Escritório de Turismo, uma galeria de arte e uma biblioteca), e as suas ruas refletam a vida tranquila duma população, quase enteiramente dedicada à agricultura.

Mas Alter é sobretudo conhecida pelo seu Acavalherado, fundado em 1748 para produzir cavalos de raça lusitana para a Equitação Real. Estábulos de aspecto atraente, exibidos em branco e ocre do Acavalherado Real, estão rodeados por 300 hectares de terra onde o famoso cavalo lusitano Alter Real ainda pode ser admirado.

O Acavalherado prosperou até as invasões francesas (1807 - 15), e depois sofreu um longo período de decadência; anos de dedicação têm contribuido para a sua recuperação e a Escola Portuguesa de Arte Eqüestre está lá para demonstrar os excelentes resultados obtidos.

Em 1748, Dom João V construiu o famoso Acavalherado Real. Nele encontram-se os famosos cavalos de raça de Alter do Chão, que são conhecidos em qualquer lugar.

A região tem uma paisagem invejável, onde abundam aves como a Abetarda, o Sisão, o Tartaranhão Caçador, o Milhano Preto e a Cegonha Branca.

Além de mais, estão os vistosos conventos, fontes, templos ou palácios, e outros lugares como os Jardins da Casa do Álamo, edificada no século XVI, cujos formosos silhares de azulejos e a perfeição dos tetos pintados, causam uma grande admiração.

Devido à sua natureza rural, Alter do Chão dedica-se essencialmente à produção de cereais e de cortiça.

 

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads