AÇORESMADEIRAALENTEJOALGARVEBEIRA INTERIORBEIRA LITORALMINHORIBATEJOESTREMADURATRÁS OS MONTES

  Googl 

Busca Mundial Busca  Portugalweb.net

INDEX

APENDICE:

ALDEIAS

FOTOS

MAPAS

TEMPLÁRIOS

MONUMENTOS NACIONAIS

GLOSSÁRIO

FORTES E FORTALEZAS:

S. João Baptista

S.Neutel

Forte de Crismina

S.Francisco

Forte de Santa Catarina

Fortaleza Ponta da Bandeira

Torre da Medronheira

Fortaleza de Nossa Senhora da Luz

Portugal no mundo:

FORTES E FORTALEZAS

Fortalezas de Portugal

CASTELOS DO MUNDO

BRASIL

 Discover the castles of the Algarve
THE LIBRARY OF IBERIAN

RESOURCES ONLINE

A SOCIETY ORGANIZED FOR WAR
 

  MY CASTLE  WEB RING


pordata

BRASIL500

Casa para férias na Guarda

 

 
 
 

Alandroal

A fundação da fortaleza de Alandroal deveu-se a D. Lourenço Afonso,  9º Mestre da Ordem de S. Bento de Avis, em obediência a desejos do Rei D. Dinis. A sua construção perdurou entre o lançamento da 1ª pedra, a 6 de Fevereiro de 1294, até à conclusão em 25 de Fevereiro de 1298.

Segundo as inscrições góticas existentes nas suas paredes, o seu arquitecto foi um mulçumano de nome Galvo - " Mouro me fez."- No perído das lutas da Independência de 1383-85, teve como alcaide pero Rodrigues, tenente muito dedicado à causa do Mestre de Avis, e que nessa época se tornou numa figura de destaque nas operações militares da provincia contra os castelhanos, segundo a Crónica de D.João I, do escritor Fernão Lopes.    
   

No destruido paço do castelo, viveu durtante alguns anos a duquesa D.Beatriz de Lencastre, bisneta de D.João II, viúva de D. Teodósio I de Bragança, e nele se casou, em Junho de 1604, sua filha D. Isabel, com o marquês de Vila real D. Miguel de Meneres. O casamento foi celebrado pelo bispo de Elvas D. António de Matos de Noronha.

Entre 1943-46, e mais recentemente no nao de 1958, o Ministério das Obras Públicas efectuou alguns trabalhos de restauro no monumento, nem sempre orientados com a clarividência necessária.

O castelo e a cerca medieval da vila, na sua estrutura e volumes originais dos fundamentos dionisanos, conservam, com ligeiras modificações, o recinto ducentista, abstraindo a destruição da barbacã, a qual se ultimou em 1778, aquando da obra dos novos Paços do Concelho, e a urbanização da Alameda.

A planta é sensivelmente ovulada, compõe-se de Castelejo, cintado por quatro torres - três angulares, e a de Menagem - dominando o eixo ocidental da amuramento, e a Cerca da Vila, de maior extensão, onde existe a Igreja Matriz, e a única artéria do burgo, a antiga Rua do Castelo.

As muralhas são compostas por dois tipos de merlões. Uns de capacete piramidal e de forma rectangular, e ainda seteiras muito estreitas, primitivas e mediévicas.

O castelo teve duas portas, actualmente obstruídas: A dos Paços, ou da Traição, esta situada na face ocidental da muralha, com um arco redondo de mármore.

A cadeia Comarcã, anexa, situa-se encaixada num recanto setentrional e trata-se de uma obra modesta de alvenaria e caiada de branco. Foi construída entre 1786-93 pelos mestres alvancos João Tiago da Fonseca e o arrematante Estevão José. Tem quatro janelas na frontaria, vulgares, todas gradeadas, portada e rompente do beiral do telhado ostenta o Sino de Correr . No interior teve celas para homens e mulheres, alçapões, segredo e a residência do cadeeiro.

A Torre de menagem, é um promenor exemplar e subresaindo de todo o amuralhamento do castelo. De imponunte volume e robustez, a sua planta é sensivelmente quadrada, com mais de 20  metros de altura e mais de três de espessura. è maciça até ao andar da ronda, tendo no seu interior duas salas sombrias.

O topo de gárgulas arredondadas de mámore, posteriores, outrora ameiado e hoje de balcãp corrido, foi valaorizado em 1774, com a construção da torrela do relógio mediante licença do governador das armas da província, Manuel Bernardo de Melo e Castro, durante a presidência municipal do dr. Francisco Lopes Sarafana Correia da Silva,  e com a colaboração do povo. 

http://www.alentejodigital.pt/alandroal/altotal.htm

 

 

 

Casa para férias na Guarda

 

Casa para férias na Guarda

 
     CASTELOS NO MUNDO
  

Setubal   Guarda   Almada    Castelos  Seia  Seixal    Sesimbra  Palmela  Arqueologia   Historia        Portugal no mundo

intercâmbio  ttt   Contactos    Publicidade

Copyright © swspt.

 

 


Buy Direct Text Link Ads at Direct-Link-Ads